domingo, 7 de setembro de 2008

Pintando os dedinhos


Uma cena que no ano 2008 parece improvável aconteceu no ultimo final de semana em Angola. Depois de 16 anos sem eleiçoes o povo foi as ruas para votar. Até aí tudo bem. Acompanhei por alto através dos jornais televisivos aqui em Portugal.
Ao que me parece o processo foi desastroso, mas não vou entrar em detalhes. O que me chamou a atenção foi o controle (ou a falta dele) da votação. O cidadão angolano votava em urnas convencionais e no final com seu dever cívico cumprido ia lá pintar o dedo. No príncipo achava que era só pra garantir a assinatura de quem não sabe assinar o próprio nome (no Brasil ainda existe a almofadinha em cada sessão eleitoral), mas pelo q entendi, a pintura era pra garantir que a mesma pessoa não votasse 2 vezes. Isso é Africa!!

Até a próxima, pra quem se interessou fica aqui um blog que tem mais informaçoes sobre esse assunto
Muamba, banana e cola

Um comentário:

Robson Fernando de Souza disse...

Olá Paulo.

Sobre a afirmação "no Brasil ainda existe a almofadinha em cada sessão eleitoral", tenho que negar. Hoje o que vale é a assinatura do eleitor numa lista e a constatação de seu número do título de eleitor. Pelo menos eu não tive que pintar nenhum dedo na última eleição (5 de outubro de 2008).

Abs