terça-feira, 9 de junho de 2009

Eleições européias



Pense!!!!

No domingo passado aconteceu nos países membros da União Européia as eleições para o parlamento europeu. Pela 1ª vez fui votar, apesar do voto não ser obrigatório, uma questão que também quero abordar.
Pra começar então, quero dizer que, no presente momento, sou a favor da obrigatoriedade do voto. Aqui em Portugal houve uma abstenção de mais de 60% dos eleitores, o que implica numa minoria votante. Está certo que as coisas não andam bem em nenhum lado, muito menos aqui na Europa e particularmente nesse país, as pessoas andam revoltadas, mas acho que o mínimo que teriam de fazer era cumprir com o que é seu por direito, um dos únicos momentos em que a vontade e a voz do cidadão têm atenção. Não está feliz? Vote contra o governo! Voto de protesto! Eu como não entendo muito de política votei num partido com pouca expressão, que nao elegeu ninguém, pelo menos demonstrei que tenho alguma opinião, por pior que ela possa ser, e, se alguem me perguntar porque fiz isso ou afirmar que o meu voto foi um voto que de nada valeu......tenho meus argumentos! Sempre tive .....qualquer que seja o assunto.
Outra coisa que quero dizer é que o voto aqui é muito sem graça. Prefiro a urna eletrônica brasileira e confio muito mais no nosso sistema de apuramento de votos. O antigo papel (aqui um A4 com o nome dos partidos e o quadrado do "X") deveria ter sido extinto!! Sem contar que talvez dessa forma, seja muito mais fácil uma intervenção fraudulenta do que com todo um sistema informático.
Meu post deve estar um "nojo" de chato.....mas vou levar agora pro lado cômico da coisa. Na Itália, titio Berlusconi utilizou de outras técnicas pra atrair os populares. O homem é um VISIONÁRIO!! hehehehehehehehehehehe.

Bom, acho que fiz a minha parte, estava aqui pensando, e acho que o ideal antes de cada eleição era que todos se informassem do candidato que escolhem (nao fazer como eu que votou no canditado porque viu ele em cima de uma bicicleta). Sei que é utópico, mas pra tudo na vida temos que estudar, não custa nada estudarmos propostas, idéias e passado político dos nossos possíveis representantes. Foi o que eu fiz, gostei do cara, fui ver na net o histórico dele.
Bom, me estendi demais nesse assunto chato.....até a próxima, vo(l)te sempre!!!

Um comentário:

Fábio Ventura disse...

O povo não leva a sério as eleições. Aqui no Brasil vence quem comprar seu voto por uma ceta básica, uma visita no dentista e por aí vai.
Pelo menos vc se preocupou em estudar seu candidato. Forte abraço.